5 anos sem Marielle Franco. 5 anos desse assassinato brutal que também vitimou o motorista Anderson Gomes que estava com ela naquela noite fatídica. As investigações resultaram nas prisões dos ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, apontados como autores dos disparos, mas até o momento não se sabe quem foram os mandantes do crime.
Hoje, 14 de março de 2023, Marielle será homenageada em atos previstos em várias capitais brasileiras, reunindo a sociedade civil e figuras públicas como artistas, parlamentares e demais lideranças políticas, com o entendimento de que o assassinato de uma vereadora, mulher negra, com uma trajetória relevante na luta pelos direitos humanos é um atentado contra a democracia.
É um crime político. Um caso de Feminicídio Político, como discutido pela Deputada Estadual Renata Souza em sua pesquisa de pós-doutorado intitulada: Feminicídio PolíticoUm estudo sobre a vida e a morte de Marielles.
“A conceituação de feminicídio político parte da observação inquietante do papel da mulher na política e o contexto sobre o qual ocorre a execução sumária de uma mulher preta, favelada, LGBT em carreira política ascendente no parlamento brasileiro”, pontua.
Há 5 anos esse crime continua impune sem que mandante e motivo sejam esclarecidos e identificados. A cobrança por justiça e esclarecimento continua.
Marielle, Presente!!!
Ato em Curitiba
Local: Praça Generoso Marques, atrás do Paço da Liberdade
Horário: 18h30