Na manhã deste sábado (27), a União Solidária vai distribuir 120 cestas básicas e 25 cargas de gás no Parolin. A União, que se organiza a partir de movimentos sociais, entidades de classe e partidos, contou com a colaboração do SINDIEDUTEC para realizar a ação deste final de semana.
Roberto Gaiardo é um dos organizadores do movimento e é militante do MST e relata que cerca de 40 pessoas realizam o mapeamento e articulação com as comunidades que precisam das ações. Segundo ele, são localidades que precisam de organização para geração de renda. Um dos exemplos é a comunidade Nova Esperança, em Campo Margo, em que foi organizada uma padaria comunitária, inaugurada no dia 7 de setembro, durante os atos do Grito dos Excluídos. “A gente se preocupa em levar geração de renda nas comunidades. Procuramos organizações sociais coletivas nas periferias que não tenham convênios com estruturas públicas, colaboramos com elas com intuito de promover autonomia”, explica.
De acordo com Gaiardo, a União se preocupa em investir em insumos coletivos com potencial de gerar renda. Ainda assim, há a preocupação de resolver o que há de mais urgente nas comunidades atendidas. “Uma ação sempre traz benefícios materiais que podem ser reproduzidos, mas sempre investimos também em ações imediatas. Doações de alimentos, gás, etc. para solucionar as primeiras necessidades”, completa.
Além do SINDIEDUTEC, também realizam esta ação: Sindicato dos Petroleiros de Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR/SC); Núcleo APP Curitiba Sul; APP Sindicato; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST); Rede Produtos da Terra; PT Curitiba; Padarias Comunitárias.
